top of page
  • ibapepa

Evento: Impactos Ambientais e Urbanos no Pará

A programação da Universidade da Amazônia acontece no dia 13 de dezembro e discutirá ainda a importância das questões ambientais na Engenharia de Avaliações


A UNAMA - Universidade da Amazônia promove, na próxima quarta-feira (13), o I Seminário de Engenharia de Avaliações (Seab). A programação será realizada no auditório David Mufarrej, no campus Alcindo Cacela. Com o tema “Amenidades Urbanas e Ambientais: Metodologia e Aplicações Hedônicas”, o evento é voltado para alunos e pós-graduandos nas áreas de Engenharia e Arquitetura. O encontro é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (PPDU) da UNAMA.


O objetivo do seminário é discutir e apresentar a influência de externalidades urbanas e ambientais, como os alagamentos, a partir da aplicação de metodologias e conceitos específicos da engenharia. Tudo isso baseado nas questões ambientais e no planejamento urbano das cidades amazônicas. A abertura do seminário será às 17h e contará com a presença da Pró-reitora de Pesquisa da UNAMA, Ana Maria Vasconcelos; do coordenador do PPDMU da UNAMA, Leonardo Bello; e do presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Pará (Ibape), Hugo Aquino.



A palestra Magna será a partir das 17h30, com o tema “A Importância das Questões Ambientais na Engenharia de Avaliações” e será ministrada pelo professor André Montenegro, da Universidade Federal do Pará (UFPA). A atividade seguirá com outros debates relacionados às questões ambientais, a influência de inundações no valor de aluguel de imóveis em Belém, entre outros temas.



Segundo o professor do PPDU da UNAMA e organizador do evento, Érico Lisboa, por ser o primeiro seminário a discutir a temática na Amazônia, o foco é sensibilizar e aproximar estudantes e profissionais de Engenharia e da Arquitetura para o interesse em ingressar no campo de atuação da Engenharia de Avaliações. “Este seminário pretende apresentar evidências de que as externalidades ambientais têm significativa influência no mercado imobiliário, de modo que se faz necessário investir em ações que possam mitigá-los”, afirma.



O evento tem grande interesse para a comunidade acadêmica, pois pretende discutir e apresentar pesquisas pioneiras e premiadas. “Este pioneirismo se revela como fundamental para os gestores públicos e para os diversos agentes do mercado imobiliário entenderem o comportamento e a dinâmica das externalidades ambientais, como ferramentas que podem subsidiar a elaboração de políticas públicas, instrumentos de gestão e ao planejamento urbano”, completa o professor da UNAMA.




Serviço

I Seminário de Engenharia de Avaliações (Seab)

Data: 13/12/2023 (quarta-feira)

Horário: 16h às 20h40

Local: auditório David Mufarrej, na UNAMA Alcindo Cacela

Inscrições: on-line, por meio do link: www.even3.com.br/seminariodeengenhariadeavaliacoes







19 visualizações0 comentário
bottom of page